vitor+pra+dani.jpg
 
vitor diniz logo (png).png
bg texto.jpg

Vítor Diniz é um flautista versátil, premiado em concursos - tanto de música clássica quanto popular, que cativa seu público através da leveza brasileira, precisão técnica e interpretações expressivas.
Ainda jovem ele reuniu experiências de concertos internacionais em turnês de música de câmara e orquestrais. Seu amor pela música clássica e sua admiração por Johann Sebastian Bach levaram-no à Alemanha, onde após um ano de intercâmbio cultural, ele seguiu sua paixão e fez seu curso de música com enorme sucesso. Apresentou-se em mais de 15 países nas Américas e na Europa. Junto com o violonista Mateus Dela Fonte forma os Latinos Clássicos, que acabaram de gravar o álbum BACH ∫ RIO.
Vítor Diniz leciona na Escola de Música de Stuttgart e anualmente ministra masterclasses em universidades brasileiras.
Ao lado da música clássica ele se dedica com entusiasmo ao forró, ritmo oriundo do nordeste brasileiro, sua terra natal. Ele é co-fundador da banda Forró de KA, que fascina o público em festivais e concertos em toda a Europa. Quando ele não está no palco tocando, é provável encontrá-lo, dançando pelo salão.

Vítor Diniz nasceu em 1984 em João Pessoa, Paraíba, Brasil.

vitor+bg+fotos.jpg

fotos

 
vitor+bg+agenda.jpg

CONCERtos

2023

15.12. Os Fulano feat. Vitor Diniz - München

09.12. Forró de KA - Festival O baião vai - Lisboa

12.11. Gandaiá feat. Vítor Diniz - Veggiezz - Karlsruhe

11.11. Latinos Classicos - Noack Gallerie - Berlin

10.8. Esquenta Miudinho Festival mit Cainã Araújo, Johann Ahl & Tau Macedo - Berlin

30.7. Workshop & Konzert mit Alex Almeida. D’Accord Festival Murnau

15.7. Gandaiá feat. Vítor Diniz - Regensburg

1.7. Alex Almeida & Vítor Diniz - Den Haag

30.7. Alex Almeida & Vítor Diniz - Brussels

11.02. Latinos Classicos - Herrenberg

2022

31.12. Concerto de Ano Novo com Henning Münther, órgão - Peter-Paul Kirche. Bad Oldesloe

13.11. Bach: Missa em si menor com o Freiburger Bachchor e Bachorchester - Freiburger Konzerthaus

06.11. Forró de KA - Kulturzentrum Tempel. Karlsruhe

04.11. Forró de KA - Bruxelas

30.07. Forró de KA - Tübingen

07.07. Latinos Clássicos - Frankfurt

23.06. Forró de KA - Regensburg

09.07. Forró de KA - 10 anos! Zeltival - Tollhaus. Karlsruhe

24.06. Forró de KA - O baião vai. Lisboa

28.05. Forró de KA - Let’s Forró Festival. Frankfurt

27.03. Forró de KA - Concerto beneficente para a Ucrânia - Tollhaus. Karlsruhe

2021

16.12. Forró de KA - Jubez. Karlsruhe

13.11. Latinos Clássicos & Petra Fluhr - Uelversheim

06./08.08. Forró de KA - Bordeaux Festival (FR)

03.08. Latinos Clássicos - Internationale Gitarrenfestspiele Nürtingen - Stadthalle K3N

30.07. Latinos Clássicos - Gaggenau

11.7. Latinos Clássicos & Petra Fluhr - Hüttenfeld

09.07. Latinos Clássicos & Petra Fluhr - Hamm am Rhein

12.06. Forró de KA - Osnabrück

28./29.05. Frischluftfestival - Rossini: Barbier von Sevilla. Lahr

2020

18.10. Latinos Clássicos - Schloss Winnenden - 11 Uhr - Hermann-Schwab-Halle

17.08. Latinos Clássicos - Selzen (D) - Montags-Serenaden des Klassikforum an der Selz 

16.08. Latinos Clássicos - Ammerbuch-Entringen (D) - KULT(UR)-BAD 2020 im Freibad

07.08. Latinos Clássicos - Hamm am Rhein (D) - Hammer Sommerserenade

08.03. Daugherty: Spaghetti Western - Theater Pforzheim

26.02. Strauß: Wiener Blut - Theater Pforzheim

2019

29.12. Latinos Clássicos - Schlosskirche Greifenstein

09.11. Forró de KA - Münster

25.10. Forró de KA - Jubez - Karlsruhe

20.10. Latinos Clássicos - Kloster Bebenhausen

12.10. Forró de KA - Festival de Nice - France

05.10. Forró de KA - Festival de Colônia - Cologne

28.09. Latinos Clássicos - Weißer Saal - Stuttgart

SO-501.jpg

História

 
 

O flautista paraibano Vítor Diniz iniciou seus estudos com os professores Dra. Luceni Caetano e Gustavo Paco de Géa. Aos 17 anos mudou-se para a Alemanha, onde fez sua graduação com os professores Angela Firkins e Jean-Claude Gérard e o mestrado com a professora Renate Greiss-Armin nas universidades de Lübeck, Stuttgart e Karlsruhe, concluindo com a pontuação máxima.

Premiado no Concurso Nelson Freire OSB 2010, tocou como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2007 recebeu o segundo prêmio e o prêmio de melhor interpretação da música escrita especialmente para o Volos International Flute Meeting na Grécia. Em 2012 com o Poetrio Brasilis recebeu o 2º prêmio, assim como o o prêmio de público (1º não outorgado) no Concurso de Música de Câmera de Aschaffenburg na Alemanha.

Como solista orquestral foi regido pelos maestros Ligia Amadio, Roberto Minczuk, Laercio Sinhorelli, Alexander Beer, Klaus-Dieter Dassow, Luiz Carlos Durier, João Linhares, Kayami Satomi e Luanda Bem.
Realizou concertos na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Escócia, Estados Unidos, França, Hungria, Itália, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Portugal, Rússia e Suíça.

Em Duo com o violonista Mateus Dela Fonte forma os Latinos Clássicos, que acabaram de gravar um novo álbum BACH ∫ RIO com um repertório que vai de Bach à música popular brasileira. Dentre vários concertos que os Latinos Clássicos tocaram no Brasil e na Alemanha, destaca-se a cerimônia da UNESCO, na qual as “Grutas e Arte da Idade do Gelo em Swabian Jura”, incluindo a flauta de Geisenklösterle, o mais antigo instrumento musical conchecido, foram declarados patrimônio da humanidade.

Como músico orquestral Vítor Diniz tocou com a Stuttgarter Philharmoniker, a Lüneburger Sinfoniker, a Heilbronner Sinfoniker, a Pforzheimmer Sinfoniker, a Gustav Mahler Orchesterakademie e a Junge Oper Stuttgart.

No campo da música contemporânea trabalhou peças com compositores como György Kurtág, Ernst Mahle, Daniel Schnyder, Salvador Brotons, Younghi Pagh-Paan e Viviane Waschbüsch. Além disso, estreou peças dedicadas a ele, compostas por Horácio Lavandera, Wellington Gomes, José Peixoto, Nino Diaz, João Linhares, Wagner Ortiz, Marcelo Rauta e Leandro Cavalcanti.

Participou de diversos festivais como Klangspuren Festival in Schwaz (Áustria), como bolsista da Ensemble Modern Akademie, e em cinco edições do Festival Sommersprossen em Rottweil (Alemanha), tocando música de câmara com músicos como Ingo Goritzki, Frank Lloyd, Gabor Meszaros, Marc Engelhardt e Daniel Schnyder.

Vítor Diniz foi bolsista da Fundação Vitae, do Rotary Club Bad Oldesloe e da Fundação Yehudi Menuhin - LMN. Para esta última, levava a música aonde o público não podia ir. Tendo tocado emocionante concertos em asilos, orfanatos, hospitais e prisões.

Completam sua formação de música clássica cursos com diversos flautistas, tendo um maior destaque aqueles com Davide Formisano, Barthold Kuijken e Sir James Galway.

No campo da música popular, ele é fundador da banda Forró de KA, que toca em festivais e apresentações em toda a Europa, e em 2018 ganhou um primeiro prêmio no 'International Open Accordion Contest' em Trossingen na categoria world music. Como convidado especial, apresentou-se ao lado de artistas como Chico César e Oswaldinho do Acordeon.

Além de prolífca carreira artística Vítor é um requisitado pedagogo, ministrando masterclasses de flauta em diferentes universidades brasileiras como a UFPB, UFRN, UNIRIO, UFBA, UFU e UEMG. Desde 2015 é professor da Stuttgarter Musikschule. Seus alunos são regularmente premiados em diferentes concursos como o Jugend musiziert, WESPE, Karel Kunc, Azumi, Händel Jugendpreis em Karlsruhe, Musiktalente em Lahn, Tonkünstler Verband, assim como o Concurso Internacional para jovens flautistas em Wetzlar, 'The Muse' na Grécia e o Concurso Internacional Karl-Adler-Jugend-Musikwettbewerb em Stuttgart. Tocam nas orquestras Jovens de Baden-Württemberg, assim como na Orquestra Jovem Nacional Alemã (Bundesjugendorchester) e estudam nas Universidades de música de Berlim, Munique, Würzburg, Hannover e Stuttgart.

 
 

Música

SO-501.jpg
Latinos Classicos CD (33).jpg

Samples

SO-501.jpg

Projetos

Vitor%252BDiniz2382_RGB.jpg
 
 

info@vitordiniz.com

+49.176.42067106